Renegociação da dívida

«A vida deu-nos <br> e dá-nos razão»

Image 15370

Tema can­dente na ac­tu­a­li­dade na­ci­onal, a questão da re­ne­go­ci­ação da dí­vida não foi es­que­cida pelo pri­meiro can­di­dato da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu. Pe­rante as cerca de quatro cen­tenas de ca­ma­radas e amigos, de todas as idades e de muitas pro­fis­sões, pre­sentes na sessão, João Fer­reira notou que «há três anos, antes de quais­quer ou­tros e en­fren­tando acu­sa­ções e in­com­pre­en­sões, o PCP apre­sentou a re­ne­go­ci­ação da dí­vida como o único e in­dis­pen­sável ca­minho para evitar o rumo de afun­da­mento e de­clínio que hoje temos con­fir­mado».

«A vida deu-nos e dá-nos razão», la­mentou João Fer­reira, lem­brando, como é de ele­mentar jus­tiça e ver­dade, que neste pe­ríodo «PS, PSD e CDS re­jei­taram na As­sem­bleia da Re­pú­blica os su­ces­sivos pro­jectos de re­so­lução apre­sen­tados pelo PCP» para re­ne­go­ciar a dí­vida.

«Há agora mais quem re­co­nheça a na­tu­reza in­sus­ten­tável da dí­vida e as con­sequên­cias de­vas­ta­doras que lhe estão as­so­ci­adas. Impõe-se pois, antes de mais, o ele­mentar re­co­nhe­ci­mento de que o País po­deria ter sido pou­pado a três anos de um pro­fundo de­sastre», exigiu.

«Ontem como hoje, não des­co­nhe­cemos as di­fi­cul­dades e com­ple­xi­dades de uma re­es­tru­tu­ração da dí­vida. Sa­bemos bem que uma tal opção exige um go­verno pa­trió­tico, que de­fenda in­tran­si­gen­te­mente os in­te­resses do povo e do País e não os in­te­resses usu­rá­rios dos cre­dores; um go­verno que ponha a vida dos por­tu­gueses à frente da dí­vida e que não ceda a chan­ta­gens, sa­bendo pro­curar ali­ados entre os países que hoje en­frentam di­fi­cul­dades se­me­lhantes», for­mulou, isto para logo em se­guida re­ferir que não foram os gastos nos ser­viços pú­blicos e nas fun­ções so­ciais do Es­tado, nem se­quer os ne­gó­cios rui­nosos e mor­do­mias «com três as­si­na­turas – de PS, PSD e CDS», os prin­ci­pais res­pon­sá­veis pela «su­bida em flecha da dí­vida pú­blica».

«Para além da quebra de re­ceitas pro­vo­cada por uma er­rada res­posta à crise», tal deveu-se «à mo­nu­mental con­versão de dí­vida pri­vada em dí­vida pú­blica», apontou.

Para João Fer­reira, «ne­nhum perdão da dí­vida nos é de­vido face à es­pe­cu­lação a que nos su­jei­taram. O que se impõe é uma re­ne­go­ci­ação as­su­mida por ini­ci­a­tiva do Es­tado por­tu­guês, na ple­ni­tude do seu di­reito so­be­rano de sal­va­guarda dos in­te­resses do País e do povo, as­sente num ser­viço da dí­vida com­pa­tível com o cres­ci­mento eco­nó­mico e a pro­moção do em­prego, tendo como ob­jec­tivo a sus­ten­ta­bi­li­dade da dí­vida no médio e longo prazos».

Em poucas pa­la­vras, exige-se a re­cusa da «ideia atá­vica de que sempre es­ta­remos nas mãos de ter­ceiros», bem como de «doces ilu­sões da mu­tu­a­li­zação da dí­vida pela UE», des­ti­nada a per­pe­tuar a «ex­torsão de re­cursos da pe­ri­feria e a sua ca­na­li­zação para os países do centro».



Mais artigos de: Eleições PE

Vínculo de classe <br> ao trabalho e à luta

A CDU apre­sentou os can­di­datos às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE), «gente pro­fun­da­mente li­gada ao pulsar da vida e à sua trans­for­mação, que não se re­signa pe­rante as ad­ver­si­dades nem vira a cara à luta, com­pro­me­tida com a de­fesa do País, dos tra­ba­lha­dores e do povo», ca­rac­te­rizou João Fer­reira, ca­beça-de-lista da co­li­gação entre PCP, PEV e ID.

Razões para confiar

Intervindo na sessão de apresentação antes de João Ferreira, a mandatária nacional da candidatura da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE) revelou que o seu trabalho «está muito facilitado, quer pela composição da lista, quer...

Cúmplices do desastre

Contrariando a já habitual tentativa da troika nacional (PS, PSD e CDS) em desresponsabilizar-se da situação em que se encontram o povo e o País, bem como em mostrar ser «diferente o que, na verdade, foi e é igual», João Ferreira...

Confrontar responsabilidades

Ao mesmo tempo que procuram alijar responsabilidades e difundir a falsa ideia de que são diferentes, os partidos da troika nacional pretendem, «durante os próximos meses, arredar do debate público o inferno em que se transformou o dia-a-dia de milhões de portugueses, para discutir...

Candidatos do Povo

1- João Ferreira35 anos, BiólogoVereador na Câmara Municipal de Lisboa.Deputado ao Parlamento Europeu.Vice-Presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica.Membro da Comissão de Pescas, da Comissão dos...